top of page
by Brunelson
Guitarrista Steve Vai sobre Jimi Hendrix: “A performance de guitarra rock mais inspirada de todos os tempos”.
Quando Frank Zappa estava fazendo testes para guitarristas, um jovem Steve Vai arrasou: “Frank Zappa tocava alguma coisa na guitarra e me dizia: ‘Toque isso’, e eu tocava. Ele dizia: ‘Agora, toque em compasso 7/8', e eu tocava em compasso 7/8. Depois, ele me disse: ‘Agora, toque um reggae em compasso 7/8'".
“Ele me disse: ‘Ok, agora adicione essa nota aqui no meio da música’. E era uma coisa impossível de fazer, sabe? Era fisicamente impossível, não só pra mim, mas para qualquer um”, continuou Vai. “Eu disse a ele: ‘Não consigo fazer isso’". Desanimado, o jovem guitarrista começou a caminhar até a porta de saída, antes que Zappa revelasse que estava brincando e que Vai iria conseguir a vaga de guitarrista em sua banda.
Desde então, o guitarrista 03 vezes vencedor do Grammy tem recalibrado o que pensávamos ser tecnicamente impossível fazer na guitarra e junto com uma melodia perfeita também. No entanto, há um guitarrista que até Vai diz permanecer incomparável quando se trata de expressão musical.
Como disse certa vez o guitarrista do RED HOT CHILI PEPPERS, John Frusciante: “Quando você ouve Jimi Hendrix tocar, é uma pura expressão dele como pessoa”.
Steve Vai falou sobre Jimi Hendrix uma vez em entrevista: “Você o vê tocando no palco e não há absolutamente nenhuma separação entre ele e sua guitarra. Eles são completamente um porque ele está apenas colocando cada pedaço de energia, tudo de sua psique e cada parte do seu corpo na guitarra. Embora aprender a tocar uma música de Jimi Hendrix para a maioria dos guitarristas contemporâneos possa não representar um tremendo desafio, tocá-las como Jimi tocava nunca foi alcançado. Seu toque no instrumento, seu senso de groove, a escolha das notas e a capacidade geral de controlar o caos do áudio de maneiras inovadoras, foram notáveis".
Ele concluiu: “Uma dessas peças divinas da guitarra que ele tocou é a música ‘Machine Gun’. Pra mim, essa é talvez a performance de guitarra rock mais inspirada de todos os tempos. Cada nota está imbuída de seu DNA musical único e nunca perde o caráter. Durante toda essa performance nos shows, ele está profundamente conectado ao impulso criativo do universo e este se manifesta através dele de forma única e poderosa. Não há uma nota que possa ser autenticamente copiável, pois cada frase flui de sua conexão com outro mundo”.
Mais Recentes
Destaques
bottom of page
Comments