Taylor Hawkins: quando escolheu seus 06 bateristas preferidos de todos os tempos
O mundo da música soltou um suspiro trágico quando soube que o baterista Taylor Hawkins do FOO FIGHTERS havia deixado esse corpo mortal em março de 2022.
Ele tinha uma das vozes mais fortes de sua geração, mas foram suas habilidades de percussão que o tornaram popular aos olhos de Dave Grohl, onde Hawkins foi forte em sua determinação criando uma batida para o FOO FIGHTERS onde Grohl finalmente poderia cantar e tocar guitarra confortavelmente quando fosse gravar um álbum de estúdio.
Todos os bateristas têm suas influências e Hawkins reconheceu a presença de 06 mestres do instrumento que abriram caminho ao seu trabalho. Em entrevistas separadas, ele citou Stewart Copeland (THE POLICE), Neil Peart (RUSH), Roger Taylor (QUEEN), Phil Collins (GENESIS), Steve Perkins (JANE'S ADDICTION) e John Bonham (LED ZEPPELIN) como os músicos que complementaram a espinha dorsal do seu manejo na bateria.
Como todos os grandes músicos, Hawkins reuniu os vários pontos brilhantes de cada baterista citado e moldou-os em seu próprio som. À sua maneira, eles fizeram parte do seu trabalho como baterista, algo que ele ficou feliz em reconhecer em entrevistas.
Sobre Stewart Copeland: “Ele provavelmente foi a minha 1ª influência real na bateria”, disse Hawkins uma vez em entrevista para a revista Metal Hammer, enquanto refletia sobre a ampla influência do baterista do THE POLICE em sua carreira. “Ele foi meu primeiro herói de bateria e isso teve muito a ver com o meu irmão, que é 05 anos mais velho do que eu e que escutava bastante THE POLICE".
Hawkins também admirava Roger Taylor, sentindo que o baterista presenteou o QUEEN com seu som: “Roger deu ao QUEEN sua sensação pesada e aquele grande som. Sua forma de tocar era descontraída, solta e - eu uso esse termo vagamente – punk rock, porque ele também tinha esse tipo de agressividade em sua bateria. Roger sempre dava um show de verdade, pois ele era um baterista muito teatral”.
“Roger Taylor detona como ninguém e o que ele faz na bateria é impossível de imitar”, continuou Hawkins. “Você sabe que é ele quando ouve o chimbal abrir toda vez que ele toca a caixa. Posso tocar todas as músicas que ele já tocou, mas nunca consegui sentir o que ele sentia... Já tentei e é impossível!”
Sobre Neil Peart: “A bateria do refrão da música do FOO FIGHTERS, ‘Rope’ (7º disco, 'Wasting Light', 2011), é um paradigma, onde tirei diretamente de Neil Peart”, disse Hawkins agora para a revista Modern Drummer. “Quando estávamos ainda gravando as fitas demo da canção ‘Rope’, todos pensaram que a ideia era minha, mas tenho que dizer aqui: me desculpe por ter roubado isso de você, Neil, mas foi ideia de Dave Grohl fazer isso, não minha”.
Sobre Phil Collins: “As pessoas parecem ter esquecido que Phil Collins é um dos maiores bateristas de rock que já existiu no planeta”, anunciou Hawkins. “Tive a sorte de ter tido aulas de bateria no passado com pessoas como Chad Smith (RED HOT CHILI PEPPERS) e Dave Grohl (NIRVANA), mas adoraria ter uma aula dele... Então, Phil, se você estiver aí, por favor, venha e me ensine como tocar bateria corretamente”.
Sobre Steve Perkins: “Uma grande influência pra mim foi Steve Perkins do JANE'S ADDICTION. Eu me lembro de vê-lo tocando com o JANE'S ADDICTION e seu grande cabelo afro... Ele era como um animal atrás da bateria, sabe? E Perkins tem um toque mais leve do que o meu, tipo, ele me lembra o baterista de jazz, Gene Krupa”.
E sobre John Bonham, o baterista do FOO FIGHTERS simplesmente concluiu quando foi entrevistado pelo programa de Sammy Hagar, Rock & Roll Road Trip, sendo perguntado quem era o maior baterista de todos os tempos: "A resposta correta é John Bonham do LED ZEPPELIN".
E um dia, além de todo o âmbito underground que já tem Taylor Hawkins como um ícone, um baterista de rock famoso certamente nomeará Hawkins como uma influência formativa em seu trabalho, ele que também irá ficar marcado na história como um dos grandes bateristas do rock e da música em geral.
Comments