The Doors: como um acidente de carro inspirou uma música da banda?
by Brunelson
há 8 horas
4 min de leitura
A inspiração artística pode frequentemente vir dos lugares mais improváveis.
No caso dos ícones da contracultura como o THE DOORS, o vocalista Jim Morrison parecia se mover pela vida, absorvendo inspiração em tudo o que via e inalava, o que pode ser visto pela variedade de sons e influências musicais que ele explorou durante seu tempo com a banda.
E apesar de tipificar a era hippie com sua música e performance, parte da inspiração de Morrison surgiu de suas primeiras experiências na infância.
Nascido em 1943 em uma família militar, Morrison teve uma infância atípica. Dada a posição do seu pai como um almirante de alta patente da Marinha dos EUA, a família Morrison vivia um estilo de vida meio nômade, o que significava que o jovem Jim Morrison era forçado a se adaptar continuamente a novos ambientes, locais e circunstâncias. Além disso, os pais do cantor tinham um método particularmente bizarro de disciplina.
Os pais juraram nunca bater nos filhos, o que era comum na época, mas em vez disso, empregariam um estilo militar de "repreensão" em que agrediam verbalmente os filhos até as lágrimas, em um esforço para desencorajar o mau comportamento - gerando terror psicológico e emocional. Não é de surpreender que Morrison tenha acabado cortando os laços com sua família, em grande parte após entrar na Universidade da California em 1965 para fazer o curso de cinema — mais ou menos na mesma época em que ele formou o THE DOORS.
Mesmo que ele tenha se afastado bastante de sua família, Morrison ainda se basearia em suas primeiras experiências ao longo de sua carreira de compositor. Um dos exemplos mais proeminentes disso veio com a música "Indian Summer", uma das primeiras canções que a banda gravou em coletivo. Apesar dela ser encontrada nas primeiras gravações demo da banda, a mesma não foi amplamente lançada até o álbum "Morrison Hotel" em 1970 (5º disco), talvez como resultado do seu fundo sombrio.
A música "Indian Summer" usou a inspiração mórbida de um acidente de carro que Morrison havia sofrido quando criança. Durante uma viagem de carro em família para o Novo México (Estado americano) aos 04 anos de idade, o carro em que Morrison viajava se envolveu em um acidente. No outro veículo estava uma família de indígenas americanos que ficou ferida ou, como Morrison alegou, morta. Sem dúvida, um evento marcante para testemunhar para uma criança de 04 anos e que ele nunca pareceu esquecer das mortes daquela família.
“As almas dos fantasmas daqueles índios mortos… Estavam apenas correndo por ali, surtando”, ele disse uma vez em entrevista sobre o acidente e a construção da canção "Indian Summer".
Morrison continuou: “E eles simplesmente pularam para dentro da minha alma e eles ainda estão aqui dentro”. É verdade que deve ser mencionado que Morrison estava em um coquetel consistente de substâncias psicoativas durante a maior parte do tempo com o THE DOORS, o que pode explicar como esses "espíritos" o fizeram escrever as letras da música "Indian Summer".
No entanto, esta canção continua sendo um dos exemplos mais claros de Morrison se baseando em sua tumultuada infância dentro da música do THE DOORS. Afinal, a banda estava entre uma nova onda de grupos da contracultura capturando a revolução política e social no final dos anos 60.
Potencialmente como resultado da mudança na composição de Morrison que a canção "Indian Summer" sugeriu, a música levou quase 05 anos para ver a luz do dia e quando isso finalmente aconteceu, ficou enterrada como a penúltima canção do álbum "Morrison Hotel".
THE DOORS nunca tocou essa música ao vivo nos shows, pois não pareceu ter o mesmo impacto que muitas de suas outras composições, mas independentemente disso, a canção "Indian Summer" certamente vale uma audição.
Comments