THE DOORS sempre fez músicas que soavam como se estivessem vindo de outro planeta.
Independentemente da quantidade de blues e jazz que eles jogavam na mistura, você não encontraria alguém como Jim Morrison em nenhum outro gênero musical, desempenhando o papel do astro do rock debochado sempre que subisse ao palco.
E embora Morrison não se considerasse inicialmente o arquétipo de astro do rock, ele sabia que tinha algo quando pensou nas letras da música "Moonlight Drive" pela 1ª vez.
Quando você pensa sobre isso, o papel de Morrison como vocalista parece praticamente impossível para a maioria dos padrões de bandas de rock. Ele não sabia nada sobre teoria musical e vocal, e sabia apenas marginalmente o que era preciso para ser um cantor de rock, mas ao combinar isso com seu amor pela poesia que vinha trazendo desde a adolescência, algo celestial parecia acontecer sempre que ele ficava na frente do microfone.
Então, com uma vocação para a poesia antes de tudo, você pode imaginar que Morrison não foi atraído pela música como sua verdadeira vocação. Antes de cair na música, Morrison foi se especializar na faculdade de cinema da California. Foi lá que ele conheceu o futuro tecladista do THE DOORS, Ray Manzarek, que estava estudando para ser advogado.
Enquanto Morrison passava os dias escrevendo poesia, foi só quando ele colocou as letras do seu poema na música que as coisas começaram a tomar forma.
De acordo com Manzarek, demorou muito tempo até que Morrison tivesse coragem de cantá-las, conforme entrevista para o DVD Classic Albums e que também foi registrado no filme "The Doors": “Estávamos sentados na praia, quando Jim Morrison me disse: ‘Estou escrevendo músicas’, e eu falei: ‘Deixe-me ouvir algumas então’. E ele estava muito tímido, dizendo: ‘Ah, eu não tenho muita voz pra isso’, e eu respondi: ‘Esquece isso, cara. Bob Dylan não tem voz e ele é a maior coisa que existe’. Foi quando Jim fechou os olhos e começou a cantar: ‘Vamos nadar até a lua / Vamos escalar as marés’”.
Mesmo naquela forma bruta, Manzarek sabia que havia encontrado o que procurava, dizendo a Morrison: "Naquele momento, eu lhe disse: 'É isso, estamos montando uma banda de rock and roll. Vamos até o fim com esta canção'". Com a dupla conseguindo o baterista John Densmore e o guitarrista Robby Krieger a reboque, o poema que se transformou na música de mesmo nome, "Moonlight Drive", precisaria de mais algumas alterações antes de ficar completa.
Enquanto a maioria das canções da banda geralmente viviam e morriam com a força vocal de Morrison, a música "Moonlight Drive" realmente funciona graças à guitarra slide de Krieger. Não é a coisa mais complicada do mundo passar por essas duas notas, mas ouvir isso junto com o vocal de Morrison indo para um passeio à beira-mar tarde da noite, parece que Krieger está canalizando o fantasma marítimo da Califórnia.
Mas esse foi realmente o fascínio do THE DOORS desde o começo. Apesar de toda a ótima música que eles fizeram juntos, nunca foi sobre fazer algo que pudesse ser um sucesso nas paradas como aconteceu com a canção "Light My Fire", que em um certo período de tempo era mais conhecida do povo americano do que seu próprio hino nacional.
Era mais sobre capturar o sentimento do Verão do Amor dos hippies com a música "Moonlight Drive" sendo a declaração inicial de Morrison, deixando todos saberem o tipo de psicodelia que o THE DOORS tinha a oferecer.
Como curiosidade, apesar de ter sido a 1ª canção da banda, a mesma só seria lançada no 2º álbum de estúdio, "Strange Days" (1967).
Comentarios