top of page
  • by Brunelson

The Kinks: a música do grupo que o guitarrista disse "é uma das minhas favoritas de qualquer banda"


Embora o THE KINKS continue recebendo reverências e por ter lançado uma longa discografia, no geral, a banda continua amplamente subestimada e lembrada como somente um grupo de "01 hit só", com a clássica canção "You Really Got Me".


Assim como toda a cena londrina nos anos 60, THE KINKS também criou um tecido sonoro que lançaria as bases para grupos das próximas gerações e as suas influências continuam a serem ouvidas no cenário musical moderno hoje.

Embora esse grupo icônico não tenha se tornado um ato de estádio por completo como os seus colegas contemporâneos do ROLLING STONES, BEATLES ou THE WHO, isso não se deveu às suas capacidades. O caos seguia o THE KINKS aonde quer que fossem, interrompendo os seus sonhos de estourar em definitivo nos EUA.

Mas no estúdio, muitas vezes havia magia no ar e que eles utilizavam para criar momentos de brilho inexplicável, lançando 24 álbuns de estúdio de 1964 à 1993.

No início dos anos 70, a banda entrou em um novo capítulo de sua carreira, que foi um movimento inesperado, mas natural ao mesmo tempo. À medida que progrediam como uma banda de guitarras tradicionais, as composições do THE KINKS se expandiam para novos territórios enquanto experimentavam a integração de aspectos teatrais em sua abordagem musical.

Esse método começou a se infiltrar no trabalho da banda no álbum "Everybody's in Show-Biz" (11º disco, 1972), um álbum duplo, sendo o 1º disco com gravações de estúdio e o 2º disco uma gravação ao vivo retirada do coração da cidade de New York no Carnegie Hall.


E na música "Celluloid Heroes", o vocalista/guitarrista do THE KINKS, Ray Davies, homenageou a história de Hollywood e mencionou figuras icônicas, incluindo Marilyn Monroe.

A inspiração para esta canção foi a Calçada da Fama de Hollywood, que é pisada por inúmeras pessoas comuns diariamente, apesar de supostamente ser prestigiosa. Mais tarde, ele falou sobre essa música: “É uma daquelas canções muito pessoais, mas significa algo para todos que tiveram a sua marca registrada nessa calçada de Hollywood”.

Ele continuou: “E eu a escrevi por causa dessa dualidade. Você sabe, uma vez que o sucesso anda de mãos dadas com o fracasso - e é um comentário sobre o mundo em que trabalho, o show business, ou o que quer que você chame, de entretenimento, rock, tanto faz. Quero dizer, você é tão bom quanto o seu último disco lançado e você tem sorte se as pessoas se lembrarem das suas músicas de sucesso”.

Para o irmão de Ray, o guitarrista Dave Davies, a canção "Celluloid Heroes" foi um momento de genialidade absoluta que imediatamente subiu para o topo da pilha de suas canções preferidas do THE KINKS.

Ele explicou numa entrevista para a revista Guitar World: “Essa é uma das minhas músicas favoritas de todos os tempos e de qualquer banda. Eu me lembro de quando estávamos começando a escrever essas letras. Aquilo realmente me encheu de muita emoção porque foi uma ideia incrível de qualquer maneira, todas aquelas estrelas do cinema, nomes e marcas das mãos dessas estrelas na calçada da fama. Tipo, tem todas essas grandes estrelas imortalizadas numa calçada de concreto”.

Dave continuou: “Engraçado, acho que uma das minhas versões favoritas dessa música é uma versão ao vivo que não foi lançada no disco 'Everybody's in Show-Biz', a qual apresenta um solo de guitarra padrão. Felizmente, podemos até lançá-la em um lançamento posterior".

Apesar da canção ser objetivamente magnífica, nunca foi um sucesso para o THE KINKS, em parte devido ao seu longo tempo de execução e porque a popularidade da banda havia caído na época.


"Celluloid Heroes"








Mais Recentes
Destaques
bottom of page