The Kinks: a música ressentida que o vocalista escreveu para seu irmão que era guitarrista da banda
Um grupo de rock verdadeiramente icônico da década de 60, THE KINKS foi inesquecível e um dos pioneiros da chamada "invasão britânica".
Misturando blues rock com um som de rock and roll moderno caracterizado por guitarras distorcidas, eles certamente fizeram seu nome ao longo do tempo. Das peças mais reconhecidas da banda, muitas delas vieram da mente do vocalista/guitarrista, Ray Davies, cujo irmão, Dave Davies, assumia as responsabilidades na guitarra.
Compondo algumas das músicas mais conhecidas de todos os tempos, incluindo "You Really Got Me" (1º disco, "Kinks", 1964) e "All Day and All of The Night" (single, 1964), Ray repetidamente se afirmou como um compositor prolífico e talentoso. O trabalho posterior da banda no decorrer da década de 70 também mostraria sua capacidade de se adaptar a diferentes estilos musicais, abandonando seu estilo peculiar dos seus primeiros trabalhos por canções mais ponderadas e trabalhadas.
Apesar do sucesso do grupo e da genialidade de Ray Davies, em seu meio acontecia a rivalidade entre irmãos que ilustrava suas infâncias. Seu irmão mais novo, Dave, era frequentemente considerado uma figura mais popular, ganhando a reputação de festeiro extrovertido, enquanto Ray era mais introvertido. Essa diferença de personalidades causou muitas rixas e brigas dentro da banda, servindo também de inspiração para diversas músicas.
O exemplo mais infame da rivalidade entre os irmãos Davies veio com a canção "Two Sisters". Lançada em seu 5º álbum de estúdio, "Something Else by The Kinks" (1967), a música detalha o ciúme de Ray por seu irmão, mas com seus nomes trocados. As irmãs do título da canção, Sybil e Priscilla, assumem os papéis de Dave e Ray, respectivamente.
Na música, Priscilla parece ter ciúmes de sua irmã Sybil, que não se deixa atormentar pela monotonia da vida de casada e é livre para se divertir à vontade. Essa é uma recontagem incrivelmente velada ao relacionamento entre Ray e Dave, com o frontman uma vez revelando em entrevista: “A música 'Two Sisters' é bastante precisa, no sentido de que uma irmã tinha todas as liberdades, tipo, enquanto uma ficava em casa, a outra saía e se divertia por aí. É uma se ressentindo pela outra por ter capacidade de fazer isso, mas no final, olha só o que eu consegui…”
Então, apesar da carreira do THE KINKS ser conhecida por suas constantes brigas internas e rivalidade entre irmãos, parece que Ray conseguiu aceitar que as diferenças entre os dois tornasse a banda mais forte como um todo.
Não foi a relação familiar mais harmoniosa na música, mas está longe de ser a pior...
Comments