The Kinks: por que a canção "20th Century Man" foi uma das mais “importantes” para a banda?
A década de 60 produziu uma série de atos consequentes.
Foi a época em que a música abandonou sua pele original e se desenvolveu em sua forma contemporânea. O formato musical foi imbuído de mais caracteres e inovação do que anteriormente, onde se tornou uma ferramenta de absoluta resistência sonora e pessoal.
E embora grande parte dessa história geralmente gire em torno dos BEATLES, um dos seus contemporâneos mais importantes foi o THE KINKS, alimentado pelo brilho criativo dos irmãos Ray e Dave Davies.
Capturando o romantismo tradicional e as idiossincrasias de sua cidade natal, Londres, bem como o entusiasmo pelo futuro da cidade em rápido desenvolvimento pós-2ª Guerra Mundial, os irmãos Davies produziram muitas músicas influentes com o THE KINKS. A sua obra varia desde o pré-punk distorcido na canção "All Day and All of The Night" (single, 1964) até à balada que definiu uma era, a música "Waterloo Sunset" (5º disco, "Something Else by The Kinks", 1967), que transmite apropriadamente a realização de sua arte.
Na década de 70 eles elevaram o escopo do seu trabalho e criaram questões que eram destilações cada vez mais maduras de suas pessoas. Um dos maiores álbuns do grupo desse período é "Muswell Hillbillies" (10º disco, 1971), um comentário astuto sobre os obstáculos enfrentados pelas classes trabalhadoras.
Ao ser entrevistado pela revista Guitar World em 2023, Dave Davies (guitarrista) escolheu suas canções preferidas do THE KINKS do início dos anos 70. Durante a conversa, ele selecionou o single principal desse álbum, a música "20th Century Man", sendo uma abordagem incisiva sobre as armadilhas do mundo moderno.
Ele explicou: “É uma das minhas canções favoritas de Ray Davies (vocalista/guitarrista). É uma música importante, não apenas para esse álbum, mas para qualquer álbum nosso, sendo que é ainda válida até hoje. É uma canção muito perceptiva com uma ótima sensação. Foi um privilégio fazer parte disso e estávamos tentando criar um clima meio pensativo para ela afim de manter os instrumentos mais moderados. Foi aí que achei que tocar com o slide na guitarra foi útil e realmente mudou o clima”.
Dave Davies finalizou: “Tal como acontece com todas as músicas do disco 'Muswell Hillbillies', uma das razões pelas quais usei muitos slides na guitarra foi porque evoca uma sensação diferente, não nostálgica, mas de questionamento... O slide me deu uma sensação de admiração".
Comentarios