The Who: a música que as letras são um conselho para novas bandas em relação à indústria musical
Pete Townshend, guitarrista e principal compositor do THE WHO, esteve na indústria da música durante toda a sua vida adulta e embora isso o tenha ajudado a realizar seus sonhos mais loucos e agradáveis, a jornada também foi repleta de pontos baixos.
Na música "Slip Kid", Townshend abordou o lado negro dos negócios, o que funcionou como uma palavra de alerta para os artistas mais jovens.
Townshend estava há 01 década em sua carreira musical quando escreveu esta canção, lançada no álbum "The Who by Numbers" (7º disco, 1975), e ele estava cansado do aspecto político da indústria fonográfica. Foi um tema presente em todo o álbum, já que o guitarrista sofria de bloqueio de escritor nessa época, o que obscureceu sua visão sobre a indústria.
E apesar de estar em uma das bandas de maior sucesso do mundo, os contras de sua situação começaram a superar os aspectos positivos e ele revelou seus sentimentos na música "Slip Kid".
Depois de completar 30 anos de idade em 1975, Townshend sofreu uma crise de identidade e se sentiu deprimido durante a gravação desse disco. O compositor começou a se preocupar por estar velho demais para o rock ‘n’ roll e o THE WHO, apesar de ser gigante, já estava cedendo espaço para novas bandas.
Como resultado, ele assumiu um padrão de comportamento preocupante e mais tarde confessou que as músicas que foram lançadas no álbum "The Who by Numbers" foram: “Escritas comigo chapado na sala de estar da minha casa, apenas chorando muito... Desligado do meu próprio trabalho e de todo o projeto, eu me sentia vazio".
A música "Slip Kid" abre o disco e concede o tom para o resto do álbum, com Townshend explorando suas experiências e emoções na indústria musical, que ele usou como forma para aconselhar e alertar os artistas mais jovens.
Falando uma vez sobre esta canção para a revista Rolling Stone, Townshend explicou: “A música ‘Slip Kid’ apareceu como um aviso para as crianças que se interessavam pela música e que isso as machucariam. Era quase um conselho de pai e mãe em sua sabedoria”.
Depois de décadas deixando esta canção de fora dos shows, Townshend decidiu trazer a música "Slip Kid" de volta ao grupo em 2015, porque sentiu que ela havia se tornado relevante mais uma vez, concluindo: “Esta canção parece muito nova pra mim agora".
"Slip Kid" é uma música cheio de amargura e resume onde Townshend se encontrava em 1975, quando se sentiu cuspido pela indústria musical, no entanto, com o tempo as letras "devastadas pela guerra" assumiram um significado muito mais literal para o compositor do THE WHO, à medida que seu ressentimento em relação aos negócios diminuiu com a idade e ele aceitou sua posição de veterano.
A sua relação com o mundo da música pode ter-se acalmado, mas Townshend ainda acredita em artistas e bandas íntegras nesses tempos modernos.
Comments