top of page
by Brunelson

The Who: a música que o baixista criou porque estava cansado de tocar as canções "Boris The Spider" e "My Wife"

John Entwistle tinha uma veia distintamente cômica. 


O lendário baixista do THE WHO e talvez o melhor baixista do rock'n roll que já existiu, era também uma pessoa brincalhona junto com o baterista Keith Moon pregando peças, pegadinhas e destruindo quartos de hotel por onde passavam. 


E em suas raras saídas como compositor, Entwistle manteve a diversão com algumas delas nada sérias.


A música "Boris The Spider" (2º disco, "A Quick One" 1966), foi uma canção proposital e inovadora que narra a vida do inseto rastejador. Além de possivelmente inventar o vocal gutural usado nos reinos do metal décadas depois, Entwistle deu à música alguns acordes descendentes malucos e algumas reviravoltas de filmes de terror da velha escola. 


Mas quando chegou a hora de criar uma nova música em seu repertório, Entwistle manteve a energia sério/cômica ao compor a canção "My Wife" (5º disco, "Who's Next", 1971), uma ode turbulenta a ficar fora de casa bebendo por muito tempo e aguardar a ira de sua esposa quando chegasse em casa.


Em meados da década de 70, a música "My Wife" era o principal veículo vocal de Entwistle durante os shows do THE WHO, mas o baixista se cansou de tocar e cantar esta canção consistentemente e em vez de substituí-la por uma música mais antiga de sua autoria como "Boris The Spider" ou "Heaven and Hell" (lado-b do single da canção "Summertime Blues", 1970), Entwistle decidiu escrever uma nova música. 


Desta vez, ele voltou a lente cômica para si mesmo e sua própria reputação entre os fãs, com a canção "The Quiet One" (9º disco, "Face Dances", 1981).


“Sou eu tentando explicar que não sou realmente quieto”, disse Entwistle sobre essa música em uma entrevista. “Comecei sendo quieto e esse é o nicho em que fiquei preso todos esses anos. Tudo começou quando ouvi nosso baterista na época, Kenney Jones, tocando um riff de bateria e eu pensei: ‘Isto seria realmente ótimo para uma música e daria a Kenney uma chance de tocar esta canção nos shows’”.


“Então, eu fiz Kenney tocar cerca de 03 minutos daquilo que ele estava fazendo e eu trabalhei junto com ele e criei o refrão da música ‘The Quiet One’”. O baixista do THE WHO finalizou: “Eu escrevi a canção ‘The Quiet One’ especialmente para substituir a música ‘My Wife’ nos shows, porque eu tinha me cansado de cantar esta canção e também a música ‘Boris The Spider’”.


"The Quiet One"

































Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page