top of page
Buscar

The Who: “estamos perdendo a essência do batimento cardíaco da música por meio da Inteligência Artificial", disse o vocalista

  • by Brunelson
  • há 9 horas
  • 4 min de leitura

Roger Daltrey, vocalista do THE WHO, disse em uma nova entrevista que: “Estamos perdendo a essência do batimento cardíaco da música por meio da tecnologia".


Ele foi acompanhado em uma sessão de perguntas e respostas pelo artista Yungblud e pelo guitarrista do ROLLING STONES, Ronnie Wood, durante o evento de lançamento do livro, "Words of Love", que celebra a vida do artista Buddy Holly.


Daltrey expressou suas preocupações sobre a crescente dependência da tecnologia na criação de músicas, como a Inteligência Artificial: “Estávamos jogando merda na parede e um pouco dela grudou... Há algo sobre a tecnologia e pessoalmente sinto que estamos perdendo a essência do batimento cardíaco da música por meio da tecnologia. E quer saber? Talvez seja porque estou mais velho, mas não há muita música nova por aí”.


Yungblud comentou, concordando com Daltrey em alguns pontos e explanando algumas vantagens que a tecnologia trouxe através de outras ferramentas fora da IA: “Acho que o rock se tornou tão complicado porque fomos forçados e distorcidos para um público mainstream abaixar o volume da guitarra. A música moderna está em um lugar estranho, mas é emocionante porque realmente sinto que é muito democrática novamente. Até 2020 mais ou menos, muitas grandes gravadoras conseguiram controlar o que nos foi colocado na frente, mas conhecemos aplicativos como TikTok, Instagram e tudo mais... Eu realmente acho que as pessoas ainda podem fornecer autenticidade novamente e de forma direta. Se você tem uma história para contar, você pode contá-la diretamente ao mundo inteiro, tipo, você não precisa passar por '07 etapas' de uma gravadora para chegar lá".


“O equilíbrio nunca mudou. Acho que é isso que é realmente legal sobre o rock no momento - o rock and roll moderno. Eu realmente sinto que o rock está encontrando seu salto de volta, está se tornando histérico novamente e está emocionante. Está se tornando mais jovem novamente e isso é muito legal”, concluiu Yungblud.


Em 2023, o outro guitarrista do ROLLING STONES, Keith Richards, afirmou que um show holográfico da sua banda com tecnologia de IA estava "fadado a acontecer" em algum momento no futuro, mas deixando claro qual é a sua opinião sobre isso: "Se eu quero? Agora, isso é outra coisa, mas eu não sei se quero ficar por aqui tempo suficiente depois que eu morrer, cara. Porém, sei que isso não vai depender de mim, vai?"


Richards também havia dito que usar IA na música era como uma “cidade de brinquedo”, explicando: “IA é como qualquer outra coisa. Pode ser uma ferramenta ou um brinquedo”.


Da mesma forma, o guitarrista do THE WHO, Pete Townshend, foi perguntado pela revista britânica New Music Express em 2024 se ele conseguia ver no futuro shows de hologramas da sua banda: “Se alguém quiser fazer isso, não sei se eu conseguiria impedir, porque em vida eles não vão me colocar em uma dessas grades”.


No mês passado, o guitarrista do LED ZEPPELIN, Jimmy Page, criticou o governo do Reino Unido por seu plano de direitos autorais de IA e o impacto que isso teria na música e nas artes. Paul McCartney também criticou essas mudanças propostas, dizendo que elas permitiriam que a IA enganasse os artistas e resultasse em uma “perda de criatividade”.


Em fevereiro de 2025, mais de mil artistas, incluindo Damon Albarn, Kate Bush e Annie Lennox, lançaram um álbum silencioso em protesto contra as mudanças planejadas nas leis de direitos autorais de IA pelo governo do Reino Unido. O impacto do uso crescente de IA na indústria musical já está se tornando proeminente. Um novo estudo alertou que as pessoas que trabalham com música provavelmente perderão 1/4 de sua renda para a IA nos próximos 04 anos.


Em outro lugar e para finalizar, o guitarrista do QUEEN, Brian May, afirmou que “ninguém terá condições de fazer música se as empresas de tecnologia monstruosamente arrogantes continuarem a operar sob as regras de direitos autorais de IA do governo do Reino Unido". Assim como a cantora Celine Dion, que alertou os fãs sobre "músicas falsas” geradas por IA que estão circulando online.










תגובות


Mais Recentes
Destaques
bottom of page