top of page
by Brunelson
Como a maioria dos gêneros musicais, o heavy metal é um estilo complicado em querer identificar a sua evolução exata.
Embora seja geralmente aceito que bandas do final dos anos 60 como DEEP PURPLE, LED ZEPPELIN e BLACK SABBATH foram responsáveis pela formação do gênero, o metal se transformou em tantos subgêneros e estilos que é quase impossível rastrear onde todos começaram - e eventualmente se separaram.
Para qualquer fã de black metal ou death metal, o estilo de vocal gutural é um componente essencial da performance de qualquer vocalista do gênero. Ao canalizar as profundezas de sua voz, os cantores podem alcançar o máximo impacto, lançando o seu vocal a alcançar um estrondo ímpar.
Mas onde estavam as origens desse estilo vocal em particular?
Bom, por mais estranho que pareça, parece que o baixista do THE WHO, John Entwistle, pode ser o músico mais responsável por iniciar esse rosnado do metal.
Isso porque Entwistle usou um efeito vocal semelhante na música "Boris The Spider". Embora o guitarrista Pete Townshend fosse o principal compositor do THE WHO e Roger Daltrey fosse o vocalista principal da banda, Entwistle assumiria essas 02 funções ocasionalmente, contribuindo com canções memoráveis do grupo para o repertório e shows da banda, como "My Wife" (5º disco, "Who's Next", 1971) e "Heaven and Hell" (lançado como lado-b no single isolado, "Summertime Blues", 1970).
No Reino Unido, a música "Boris The Spider" foi lançada como lado-b do single "Whiskey Man", onde ambas foram lançadas no álbum "A Quick One" (2º disco, 1966).
Escrita por Entwistle para evocar a mesma atmosfera dos filmes de terror, a canção "Boris The Spider" encontrou o baixista usando um estrondo vocal incrivelmente profundo no refrão da mesma, para invocar o rastejante personagem principal das letras. A voz de Entwistle torna-se visivelmente rouca e uma conexão clara pode ser feita com o futuro vocal gutural de estilo semelhante que assumiria as formas mais pesadas no reino do metal.
Afinal, essa conexão não é estranha, porque o THE WHO foi uma das bandas de rock mais pesadas e agressivas das décadas de 60 e 70, considerada por muitos - músicos e jornalistas - como a melhor banda ao vivo de sua época. Com isso, faria sentido que os futuros músicos do heavy metal os ouvissem enquanto cresciam em sua infância e adolescência.
Mais Recentes
Destaques
bottom of page
Comments