top of page
by Brunelson
Quando o THE WHO estava no auge com Roger Daltrey, Pete Townshend, John Entwistle e Keith Moon atirando em todos os cilindros, você lutava para encontrar algumas visões do mesmo nível ou melhor do rock ‘n’ roll.
O festival não só deu as boas-vindas a mais de 600 mil foliões (cada fonte apresenta um número diferente) da contracultura às margens de um tranquilo resort à beira-mar, mas também ao ouro cintilante do mundo do rock daquela época.
Mas assim como havia acontecido no Woodstock Festival em 1969, isso só deu tempo para os não portadores de ingressos se reunirem e planejarem o seu ataque de invasão ao evento.
E longe do amor hippie prometido, a multidão estava ranzinza e pronta para uma confusão e começou a esmagar quase tudo que estava em seu caminho. Isso levou um dos organizadores do festival a gritar no microfone: “Nós organizamos esse festival com muito amor, seus desgraçados! Trabalhamos 01 ano para vocês, seus porcos! E vocês querem quebrar e destruir as nossas paredes? Bom, vão todos para o inferno!"
O show do THE WHO começou às 02:00hs da madrugada e o empresário de turnê da banda, John Woolf, certa vez lembrou que "cada mariposa e animal noturno voador que tinha na ilha pairava sobre a multidão de 600 mil pessoas".
Mais tarde, o vocalista do THE WHO, Roger Daltrey, havia dito numa entrevista para o site Absolute Radio: “Todos nós nos sentamos ao redor da fogueira, eu me sentei ao lado de Jim Morrison e bebemos uma garrafa de Southern Comfort (licor). THE DOORS se apresentou antes de nós e eles foram ótimos”. A noite foi uma que o vocalista do THE WHO segurou com uma mistura de emoções diferentes, pois a noite seria um sinal do fim de uma era em que a indústria da música iria evoluir para uma máquina bem oleada.
“Foi a última vez que realmente tivemos um grupo de verdade se reunindo, porque naquela época costumávamos nos misturar muito entre as bandas”, acrescentou Daltrey. “Hoje, somos como navios à noite, onde todo mundo está na estrada indo para lugares diferentes, você me entende? Mas naquela época, a Inglaterra e Londres, em particular, eram uma vila musical muito pequena. Costumávamos nos ver o tempo todo e foi a última vez que tivemos essa proximidade entre músicos de outras bandas”.
A música "Heaven and Hell" (um lado-b que não foi lançada em nenhum álbum de estúdio) abriu o cenário épico do show do THE WHO de forma cósmica, onde o grupo daria o start para realizar uma de suas performances mais famosas de todos os tempos, o que ajudaria a criar o seu legado como um dos grandes nomes do rock ‘n’ roll.
Desde as primeiras notas da canção "Heaven and Hell", você pode sentir a atmosfera sísmica e a fúria liberada pela guitarra de Pete Townshend, um som que prepara a multidão para uma noite que eles nunca esqueceriam.
Mais Recentes
Destaques
bottom of page
Comments