Thom Yorke: o álbum do Radiohead que ele comparou ao disco "Revolver" dos Beatles
by Brunelson
20 de abr. de 2024
Fundindo o experimental com o melancólico e forçando ambos para o mainstream, o RADIOHEAD popularizou e foi pioneiro em uma nova forma de rock.
Desde que estreou em 1993 com o disco "Pablo Honey", o grupo manteve um controle inabalável na cena alternativa, permeando coleções de álbuns e inspirando bandas emergentes em todo o mundo.
RADIOHEAD pode ser um dos grupos mais essenciais do rock experimental moderno, mas muito antes dos vocais oscilantes de Thom Yorke e da instrumentação adaptativa do guitarrista Jonny Greenwood dominarem as ondas sonoras, nomes como os BEATLES, PINK FLOYD e David Bowie, abriram o caminho para que eles florescessem.
Enquanto os BEATLES teve um impacto gigantesco na indústria da música moderna e foram os pioneiros como uma banda de rock and roll, onde o PINK FLOYD era um grupo muito à frente do seu tempo e David Bowie infundiu o rock com arte, mesmo depois de décadas em atividade o RADIOHEAD ainda é amplamente admirado por seus feitos e inovações musicais, inspirando gerações de compositores.
E o próprio Thom Yorke não é exceção. Certa vez, ele comparou um dos lançamentos mais amados do RADIOHEAD, o álbum "In Rainbows" (7º disco, 2007), a alguns álbuns clássicos de seus antecessores, entre eles, o disco "Revolver" dos BEATLES.
“O álbum 'In Rainbows' é um retorno consciente a esta forma de declaração de 45 minutos”, disse Yorke ao site The Independent. “Claro, foi possível torná-lo classificador, mas o nosso objetivo era descrever tudo em 45 minutos da forma mais coerente e conclusiva possível, tipo, o que realmente nos motiva. Pelo menos em nossa opinião, é o nosso disco 'Revolver' dos BEATLES”.
É uma afirmação ousada comparar seu próprio trabalho com alguns dos discos mais amados e aclamados de todos os tempos, ainda assim, o álbum "In Rainbows" não é necessariamente indigno.
Gerando clássicos modernos do rock alternativo como as músicas "Reckoner", "Jigsaw Falling Into Place", "Bodysnatchers", "House of Cards" e outras, o disco "In Rainbows" certamente pode ser considerado um álbum clássico da banda e um clássico moderno dentro do gênero. Embora o disco pareça ter pouco em comum com o estilo do álbum "Revolver" dos BEATLES, a questão que Yorke se refere é que o disco do RADIOHEAD foi construído na mesma premissa e na forma como se revelou - principalmente para eles próprios da banda.
Yorke concluiu sobre o álbum "In Rainbows": “Acredito no álbum de rock como forma de expressão artística”.
O disco "In Rainbows" foi o próprio exercício de expressão artística do RADIOHEAD, combinando as sensibilidades das origens do gênero com a sua já conhecida experimentação eletrônica, ao mesmo tempo reinventando o rock que foi reinventado pelo próprio RADIOHEAD.
Comments