top of page
by Brunelson
Thom Yorke, vocalista do RADIOHEAD, falou sobre ter uma voz parecida à de Neil Young: “Na minha adolescência eu nunca tinha ouvido Neil Young, então, saí e comprei o álbum 'After The Gold Rush' (3º disco, 1970) e pensei: ‘Nossa! Não há problema em um vocal soar assim?'"
Em um trecho do vindouro livro do escritor Jason Thomas Gordon, "The Singers Talk", Yorke revelou como aprendeu a aceitar ter uma voz semelhante à de Neil Young.
Ele disse que sempre sentiu que as suas primeiras gravações demo lhe deixava: “Desconfortável pelo alto volume ou estranheza de como ficava o meu vocal”. Aos 18 anos de idade, ele gravou uma fita-cassete demo e enviou para uma revista, que lhe rendeu uma ótima crítica e a seguinte resposta: “'Quem é esse cara? Ele soa como Neil Young!’”
“Eu me perguntei na hora: 'Quem é Neil Young?'”, disse Yorke. “Eu nunca tinha ouvido Neil Young, então, saí e comprei o álbum ‘After The Gold Rush’ e pensei: ‘Nossa! Não há problema em um vocal soar assim?’ Porque a voz dele soa um pouco mais alta do que a minha, mas havia uma suavidade e uma ingenuidade na sua voz que eu estava sempre tentando esconder na minha. Então, foi como uma revelação pra mim, tipo: ‘Oh, talvez eu não precise mais esconder isso’”.
Yorke compartilhou que ele mantém a sua voz em forma com aquecimentos vocais antes dos shows, além de trazer um massagista quiroprático para as turnês, afim de realinhar a sua coluna quando a sua voz fica rígida.
Mais Recentes
Destaques
bottom of page
Comments