top of page
by Brunelson

Tim Commerford: “estou mais forte do que nunca estive na minha vida", sobre seu tratamento de câncer

Tim Commerford, baixista das bandas RAGE AGAINST THE MACHINE, AUDIOSLAVE e PROPHETS OF RAGE, sobre viver em tratamento com seu câncer de próstata: “Estou mais forte do que nunca”.


O baixista enfatizou a importância de consultar um “especialista” imediatamente quando seu corpo apresenta os primeiros sinais da doença, acrescentando: “Foi isso o que eu não fiz”.


O músico de 56 anos de idade confirmou seu diagnóstico em 2022, dizendo que teve sua próstata removida pouco antes do RAGE AGAINST THE MACHINE sair em turnê na época: “Agora estou na situação em que estou, que é prender a respiração por 06 meses”, disse Commerford naquele momento em 2022. “Não é bom e não é uma coisa que me deixa feliz. Estou apenas tentando agarrar as rédeas e vai ser uma longa jornada”.


Ele tinha acrescentado: “Meu pai morreu de câncer no início dos 70 anos de idade e minha mãe também morreu de câncer aos 40 anos. Divida e você terá a média de 55 anos, então, estou tentando chegar à marca de 100 músicas... Sabe, eu tenho algumas metas agora”.


Durante uma nova entrevista para o programa Total Rock, Commerford falou sobre sua jornada de quase 03 anos contra o câncer: “Estou mais forte do que nunca estive na minha vida. Tenho 56 anos, sou um artista, estou focado nisso e tenho muito orgulho do que eu faço. Também sempre tive muito orgulho de estar em forma como uma pessoa mais velha, porque a maioria das pessoas da minha idade não ficam em forma, certo? Essa é a verdade e eu me sinto muito bem assim”.


Commerford, que também é baixista de sua nova banda, 7D7D, lembrou como ficou “arrasado” quando descobriu que tinha câncer: “Levei alguns anos até conseguir falar sobre o câncer sem ficar emocionado, pois chorava muito por isso. Mas o que me fez ultrapassar o limite com isso e me fez não ter que chorar o tempo todo, foi a minha fisicalidade, onde comecei a pensar: ‘Hey, sim, estou doente, mas se a minha saúde caiu para 75%, então, se eu ficar 200% mais forte do que ficaria, ficarei 125% mais forte”.


Quanto a como ele espera inspirar aqueles a agir que temem ter a doença, Commerford adicionou: “Eu digo às pessoas: 'Olha, se o seu número de PSA, que é como é chamado, se esse número está aumentando, se o seu médico diz que seu PSA está aumentando um pouco, procure um especialista, cara. Vá agora a um especialista'".


“Encontre alguém que saiba tudo sobre isso, que seja um especialista em câncer na área que você o possui, coisa que eu não fiz na hora. E no meu caso, eu descobri que tinha câncer só porque eu fui fazer um seguro de saúde. Eu tive que fazer um teste médico para meu seguro de saúde e foi assim que eles descobriram cedo que eu tinha câncer".


Ele continuou: “Eu fui a uma médica e ela viu o nível do meu tumor subir, foi quando ela me disse: ‘Oh, agora chegou a esse ponto. Você precisa fazer uma cirurgia. Você tem câncer’. E eu falei pra ela: ‘O quê?’ E ela me respondeu: ‘Sim e teremos que remover sua próstata’. Eu disse: ‘Sério?’ A médica continuou: ‘Sim e seu câncer saiu um pouquinho da sua próstata, o que significa que ele escapou para o seu corpo’".


Commerford finalizou: “Se eu tivesse ido a um especialista antes, eles teriam feito uma ressonância magnética e teriam visto a localização do câncer e então eu teria um tratamento melhor e estaria melhor”.


O baixista confirmou que faz “testes a cada 03 meses” para saber se o câncer voltou e que estava vivendo “uma vida diferente agora” por causa da doença.




Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page