top of page
Buscar

Tom Morello: citando as músicas "Bulls on Parade" e "Cochise" como as suas favoritas

  • Foto do escritor: by Brunelson
    by Brunelson
  • 30 de nov. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 1 de dez. de 2021


Tom Morello, guitarrista das bandas RAGE AGAINST THE MACHINE, AUDIOSLAVE e PROPHETS OF RAGE (além do grupo pré-fama LOCK UP e de sua frutífera carreira solo em projetos paralelos e participações), foi entrevistado pela revista britânica Kerrang e foi intimado a relatar as 10 músicas essenciais de sua carreira.

Sem surpresas, Morello escolheu 09 canções que fazem parte de alguma banda ou carreia solo citadas acima, escolhendo somente 01 música que não é de sua autoria, a do artista Bruce Springsteen, "The Ghost of Tom Joad" (que inclusive o RAGE AGAINST THE MACHINE gravou o cover para o seu último álbum de estúdio lançado em 2000, "Renegades", 4º disco).

Com um sorriso, Morello comentou ao ter recebido essa intimação: “É um desafio, porque tenho muito... Mas vou tentar”.

Das 10 músicas citadas, separamos somente 03:

Banda: RAGE AGAINST THE MACHINE

Música: "Bulls on Parade" (2º disco, "Evil Empire", 1996)

RAGE AGAINST THE MACHINE já havia se estabelecido como um dos grupos mais empolgantes da música rock com a estreia do álbum homônimo de 1992, mas foi com o disco "Evil Empire" que os tornou uma das maiores bandas do planeta.

O single desse álbum, a música "Bulls on Parade", foi uma parte fundamental disso, com o icônico riff de abertura de Tom Morello acertando como um bastão, antes que ele mergulhasse totalmente em sua caixinha de surpresas...

“Esta foi a primeira música que gravamos para o disco 'Evil Empire', o que pareceu uma verdadeira porta de entrada para a banda em alguns aspectos. É também uma canção que apresenta o solo de guitarra estilo DJ de rap, onde eu continuei a explorar e explodir os limites do que uma guitarra poderia fazer. Eu estava me identificando como o DJ do RAGE AGAINST THE MACHINE e queria ser capaz de enfrentar qualquer DJ no hip-hop e rap usando as minhas próprias mãos e através da minha pilha de caixas da Marshall”.


Banda: AUDIOSLAVE

Música: "Cochise" (1º disco, "Audioslave", 2002)

Havia nervosismo e empolgação em partes iguais entre os fãs do RAGE AGAINST THE MACHINE e do SOUNDGARDEN, quando foi anunciado que o núcleo instrumental da primeira se juntaria ao icônico frontman da segunda banda, Chris Cornell, para a nova banda chamada AUDIOSLAVE.


A 1ª música deles juntos foi a prova carregada de pólvora de uma combinação feita no paraíso do hard rock...

“A canção 'Cochise' foi a introdução ao AUDIOSLAVE, onde Chris Cornell, Tim Commerford (baixista), Brad Wilk (baterista) e eu nos juntamos. Além disso, apresenta um dos meus riffs favoritos que já escrevi. Também tem o que considero um dos maiores videoclipes de rock'n'roll de todos os tempos, iluminado apenas por fogos de artifício e que mostra a fusão dessas duas forças musicais. Era a voz escandalosamente espetacular e aterrorizante de Chris Cornell e a sua presença de deus do rock que combinou com nós 03. Foi uma ótima maneira de mostrar essa banda ao mundo”.


Artista: Bruce Springsteen

Música: "The Ghost of Tom Joad" (11º disco, "The Ghost of Tom Joad", 1995)

Como o grande herói trabalhador do rock americano, não era de se surpreender que Bruce Springsteen tivesse um lugar especial no coração de Tom Morello.

No entanto, poucos poderiam ter previsto a química abrasadora quando os dois se juntaram para uma versão empolgante do clássico acústico de 1995 de Bruce Springsteen, a canção "The Ghost of Tom Joad".

Só lembrando que Morello já chegou a acompanhar algumas vezes a banda de apoio de Bruce Springsteen em turnês.

“Bruce Springsteen é um dos meus artistas favoritos de todos os tempos. Eu o descobri mais tarde na vida, no final dos meus 20 ou início dos 30 anos de idade, mas se você me perguntasse quem era o maior fã de Bruce Springsteen no mundo, eu brigaria com qualquer um que dissesse que não fosse eu. Tocamos juntos pela primeira vez em 2008 numa versão elétrica de sua música, 'The Ghost of Tom Joad'. Foi um dos momentos mais eletrizantes que já estive na minha carreira, onde a combinação da sua banda de apoio, E STREET BAND, o meu jeito de tocar guitarra e aquela música, criou algo que superou todas as nossas expectativas e me levou a 06 anos tocando com ele em estúdio ou nas turnês”.


 
 
 

Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page