Tom Morello: "formar o Audioslave deu a Chris Cornell mais 16 anos de vida"
Tom Morello, guitarrista do AUDIOSLAVE, RAGE AGAINST THE MACHINE e PROPHETS OF RAGE, foi recentemente entrevistado pela revista Metal Hammer e falou sobre seu tempo com Chris Cornell no AUDIOSLAVE, sugerindo que o trabalho que eles tiveram juntos de 2001 à 2007 pode ter ajudado a manter Cornell vivo por mais tempo - onde lançaram 03 álbuns de estúdio.
AUDIOSLAVE, que começou os trabalhos em 2001 com Cornell nos vocais (SOUNDGARDEN e TEMPLE OF THE DOG), Morello e seus colegas do RAGE AGAINST THE MACHINE, Tim Commerford (baixista) e Brad Wilk (baterista), foi um grande sucesso na história do rock. Os fãs ficaram surpresos com esta junção, já que na época o SOUNDGARDEN e o RAGE AGAINST THE MACHINE tinham encerrado as atividades e não havia esperanças de que as 02 bandas retornassem no futuro.
AUDIOSLAVE produziu canções populares na cultura mundial, como “Like a Stone”, "Cochise", "Be Yourself" e "Doesn't Remind Me".
Na entrevista, Morello disse que trabalhar com o AUDIOSLAVE deu a Cornell um novo senso de propósito. Embora Morello não soubesse muito sobre as lutas pessoais de Cornell na época, ele acredita que a colaboração deles acrescentou “mais 16 anos” à vida de Cornell - que viria a falecer em 2017.
“As pessoas vivem suas vidas de maneiras diferentes e com Chris Cornell durante todo o tempo que o conheci, houve muito mistério em volta dele. Ele era um cara misterioso, quero dizer, ele realmente era a pessoa que você ouve em suas letras, mas só depois de seu falecimento é que juntamos tudo e conseguimos entender", disse Morello.
“Acredito que a boa sorte em termos nos conhecido e formado o AUDIOSLAVE trouxe a ele mais 16 anos de vida. A nossa banda foi uma coisa tão libertadora que realmente parecia que o horizonte estava completamente aberto... E quer saber de uma coisa? Estar no palco ao lado de Chris Cornell era ótimo!"
Morello adicionou, quando perguntado sobre a época de separação do AUDIOSLAVE em 2007: “Sim, tivemos uma conversa com todos da banda e fomos bem claros sobre isso, mas novamente, o que aprendi ao receber a notícia de Chris dizendo que não gostaria mais de continuar com a banda, foi que, honestamente, eu não me importo com o que as pessoas de fora pensam. Se você deixar que isto seja o que o guia na sua vida, então, você estará perdido como artista. O que importa é que criamos músicas que amamos e que vieram de um lugar completamente inocente e autêntico”.
O guitarrista também destacou as altas expectativas e pressão que o AUDIOSLAVE enfrentou quando se formou, mas enfatizando seu foco na criação de músicas a partir de um lugar autêntico. Ele elogiou a adaptabilidade e criatividade de Cornell, mencionando particularmente a sua capacidade de criar melodias memoráveis a partir de vários elementos musicais. O trabalho da banda, incluindo sucessos como a canção “Like a Stone”, foi descrito como uma experiência profunda e comovente, com Morello lembrando como as contribuições vocais de Cornell pareciam quase como coisas “desenterradas” trazendo à vida.
“Parte do brilho de Chris Cornell era que, não importava o que você tocava na frente dele, fosse um riff complicado e pesado, ou uma progressão de acordes muito, mas muito simples e esparsa, ele instantaneamente criava alguma melodia vocal brilhante, ou uma melodia assustadora e aterrorizante, o que foi o caso na música 'Like a Stone'".
“A 1ª vez que escrevemos a canção 'Like a Stone', Chris não cantou as palavras, mas ele cantou a mesma melodia vocal que você ouve na gravação do disco. E eu toquei nessa 1ª vez o mesmo solo que você ouve no disco, então, era uma daquelas músicas que parecia quase desenterrada de alguma forma e nós simplesmente começamos a tocar naturalmente em algo cheio de alma naquele momento".
Morello finalizou: “Ser músico exige técnica e ser artista exige ideias, e isto significa realmente olhar para dentro de si mesmo. Por exemplo, você pode descobrir que a verdadeira voz que está dentro de você soa exatamente como o guitarrista Jeff Beck, e se for esse o caso, então, você deve segui-lo”.
"Like a Stone" (1º disco, "Audioslave", 2002)
"Cochise" (1º disco, "Audioslave", 2002)
"Be Yourself" (2º disco, "Out of Exile", 2005)
"Doesn't Remind Me" (2º disco, "Out of Exile", 2005)
Comments