Tom Morello: "Public Enemy é mais rock ‘n’ roll do que 95% de todas as bandas de hair metal que já pegaram um instrumento nas mãos"
Tem havido muito debate desde sempre sobre os tipos de artistas que estão sendo eleitos ao Rock and Roll Hall of Fame, com alguns argumentando que muitos são "indignos" por causa dos tipos de música que fazem que nada a ver tem com rock.
Uma pessoa que continua criticando o Hall of Fame por ignorar vários grupos e artistas enormes é o guitarrista das bandas RAGE AGAINST THE MACHINE, AUDIOSLAVE e PROPHETS OF RAGE, Tom Morello, que inclusive faz parte dos jurados do Hall of Fame com a recente inclusão do RAGE AGAINST THE MACHINE em 2023: “Muitas bandas excelentes entraram no Rock and Roll Hall of Fame mais recentemente, em parte porque tiveram defensores mais fortes na sala de jurados e eu sou um desses defensores”, disse Morello em uma entrevista recente para a revista Guitar World. “Tenho que dar crédito ao Hall of Fame por eles terem me colocado na mesma sala dos jurados porque eu reclamei muito!”
Com Morello defendendo bandas lendárias de rock como o IRON MAIDEN que ainda não foram incluídos no Hall of Fame, seria fácil supor que o guitarrista compartilha a opinião de alguns fãs em acreditar que o prestigioso reconhecimento deveria ser reservado somente para grupos de rock - mas o oposto também é verdadeiro.
Em vez disso, Morello acredita que o rock ‘n’ roll não se limita ao seu gênero, mas pode ser visto como uma mentalidade ou espírito: “Uma coisa que as pessoas entendem errado é que o Rock and Roll Hall of Fame deveria ser apenas para bandas de rock ‘n’ roll, mas não é para isso que ele serve. O PUBLIC ENEMY é mais rock ‘n’ roll do que 95% de todas as bandas de hair metal que já pegaram um instrumento nas mãos, sabe? É uma música que tem espírito como um espírito jovem… Acho que o rock ‘n’ roll deveria ter um sentido muito, mas muito mais amplo e acho que há espaço para muitos gêneros diferentes”.
A banda de rap PUBLIC ENEMY foi eleita ao Rock and Roll Hall of Fame em 2013, com Morello adicionando: “PUBLIC ENEMY é certamente um indicado de primeira votação logo em seu 1º ano de elegibilidade (que é necessário um intervalo de 25 anos do lançamento do 1º álbum para que possa concorrer ao Hall of Fame). Eu diria para pular todos os 25 anos para eles, porque eles tem que ir direto para a rampa dos vencedores”.
“O trabalho deles é tanto sons revolucionários quanto letras revolucionárias. Uma coisa que sempre levei a sério deles é que há uma letra de uma de suas músicas que diz: ‘The rhythm, the rebel’. Sempre entendi que isto significava que a música que você está tocando pode ser tão revolucionária quanto qualquer palavra que você cante em cima dela”.
Em relação à classe dos indicados ao Hall of Fame de 2025, Morello disse que está determinado a fazer com que o IRON MAIDEN seja finalmente eleito, finalizando: “Eu tenho uma lista de alvos! O 1º na minha extensa lista de alvos é o IRON MAIDEN. Irei aborda-los de forma estratégica e estarei totalmente a favor do IRON MAIDEN para 2025. Eu sei que eles não se importam com o Hall of Fame e eu não me importo que eles não se importem, porque eu acho que o Hall of Fame é o lugar onde eles pertencem”.
Comments