top of page

Tool: conselhos do vocalista para jovens músicos que querem formar uma banda

by Brunelson

Sendo entrevistado no podcast do comediante Bert Kreischer, o vocalista do TOOL, Maynard James Keenan, falou sobre como era a incursão de novas bandas nos anos 80 e 90, a partir do momento em que algumas delas eram direcionadas por executivos de gravadoras ou por produtores musicais.


Keenan também citou o NIRVANA, se dizendo fã do grupo, mas fazendo anotações sobre como ele gostava do NIRVANA antes do lançamento do seu álbum de sucesso e que fez a banda ficar conhecida no mundo inteiro, "Nevermind" (2º disco, 1991), relembrando também alguns grupos que ele achava que seriam enormes, mas que no final das contas nunca tiveram o sucesso que ele achava que mereciam.


“Naquela época em Los Angeles, tinha 03 bandas que estavam circulando pela cidade: DEAD WHITE AND BLUE, DUMPSTER e LIQUID JESUS”, disse Keenan. Ele continuou dando uma explicação sobre o porquê desses 03 grupos, assim como outros da mesma época, nunca realmente tiveram sucesso em larga escala fora da cena musical de Los Angeles no final dos anos 80 e início dos anos 90: “É Hollywood, cara, então, tem todas as coisas que acabam lhe infectando. Tem as coisas pela cidade, do tipo: ‘Você vai ser enorme' ou 'Você deveria fazer isso agora' ou 'Contrate aquele cara e faça isso’, e tudo isto meio que implodiu por causa das pressões externas e internas meio que se colidindo nessas bandas”.


“Eles não se concentraram no que provavelmente era a parte mais importante, que é não ouvir nenhuma dessas vozes, apenas fazer sua música e tocar seu show”, acrescentou Keenan.


Quando perguntado sobre o quão difícil é para bandas jovens cederem a forças externas, Keenan finalizou: “No começo, um cara falou conosco e ele disse que nessa indústria você vai conhecer um empresário que vai te apresentar ao advogado que vai te apresentar a um agente comercial que vai te apresentar a um publicitário que vai te apresentar a blá, blá, blá. Só anda em círculos, sabe? Todas essas pessoas que você vai conhecer, elas já se conhecem e você é o cara novo aqui e elas vão te elogiar um monte. Mas na verdade, toda vez que eles dizem algo que é um elogio, você tem que substituir por ‘idiota’ e ‘ingênuo’. Essas pessoas irão lhe dizer: 'Meu Deus, eu vi vocês tocarem ontem à noite e vocês foram tão idiotas e ingênuos. Nunca ouvi nada tão idiota e ingênuo’. É simples, apenas substitua por ‘idiota’ e ‘ingênuo’ na sua cabeça e imagine-os com orelhas de coelho”.













Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page